Alta Responsável

Alta Responsável




  Alta hospitalar responsável é a comunicação em saúde entre os atores responsáveis pelos cuidados ao paciente, de forma sistematizada e planejada, para possibilitar que a transferência do cuidado (ato natural e consequente à alta hospitalar) permita a resolutividade da atenção e continuidade do cuidado, quando for o caso.

  Portanto, a alta não é um ato isolado e deve ser planejado o mais cedo possível a fim de efetivar uma alta segura de forma responsável, possibilitando o acompanhamento em rede, articulado e integrado entre profissionais, equipes e instituições de saúde; incorporando a idéia da integralidade na assistência à saúde, o que significa unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação; proporcionar o acesso a todos os recursos tecnológicos que o usuário-paciente necessita.

  A articulação da “Alta Responsável” no Hospital Dona Balbina é responsabilidade do CENTRO INTEGRADO DE HUMANIZAÇÃO.

  O hospital vem trabalhando este tema junto aos pacientes:

• hipertensos;

• diabéticos;

• gestantes e puérperas de alto risco e RN de alto risco/vulneráveis;

• cirúrgicos com procedimentos realizados em caráter de urgência;

• cirúrgicos com procedimentos realizados em caráter ELETIVO com pós-operatório na UBS;

• internados para tratamento clínico grave;

• pacientes que foram transferidos para outras unidades de maior complexidade; e,

• recém-nascidos com baixo peso.

  O plano de alta hospitalar visa identificar os pacientes que atendem os critérios de inclusão no programa de “ALTA RESPONSÁVEL”.

Os cuidados ao sair do hospital, como fazer um curativo, que tipo de fisioterapia procurar; quais equipamentos ter em casa para facilitar o dia-a-dia ou como reagir a crises de depressão, ajudam na recuperação e na prevenção de situações que aumentam a ansiedade, causam estresse e podem até impedir o sucesso do tratamento.

A equipe do Hospital Dona Balbina está à disposição para reduzir as carências de informações e conscientizar, principalmente, os familiares sobre a importância da recuperação em casa, já que em muitos casos, esse período de intensos cuidados pode representar o início de um grande problema, principalmente, se a recuperação for de doenças que podem deixar seqüelas.

A alta hospitalar prevista com antecedência proporciona às pessoas o tempo necessário para se organizar para uma nova rotina e para cumprir adequadamente o tratamento.

É importante lembrar que intervenções clínicas e cirúrgicas, embora tecnicamente bem-sucedidas, podem ter resultados comprometidos pela falta de continuidade dos cuidados.

O Programa “Alta Responsável“ busca promover não somente um atendimento direto às necessidades de cada situação, mas promover uma mudança de mentalidade, favorecendo o reconhecimento e a importância da integralidade nos cuidados em saúde.


CENTRO INTEGRADO DE HUMANIZAÇÃO

HOSPITAL DONA BALBINA